Esteienses atingidos por enxurrada podem solicitar saque do FGTS

Prazo foi aberto nesta sexta e pedido pode ser feito na prefeitura de Esteio.


Esteio  – Foi aberto nesta sexta-feira (23) o prazo para moradores das áreas atingidas pelas enxurradas de setembro em Esteio solicitar saque de até R$ 6.220 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Apenas no período da manhã, mais de cem pessoas foram atendidas na prefeitura da cidade para fazer o encaminhamento para a Caixa Econômica Federal.

“O processo para conseguir a liberação dos saques começou lá no dia das enchentes mesmo. Foi um caminho bem complicado, mas conseguimos atender a todas as regras exigidas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil esteiense, Luiz Carlos Bastos Terra.

Tem direito ao saque, moradores das ruas listadas na declaração de áreas afetadas pelas chuvas, chamada de Portal 19L (o documento pode ser acessado no site http://www.esteio.rs.gov.br ou no mural na prefeitura). Caso a residência esteja incluída na relação, é necessário comparecer primeiro na prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), no Gabinete do Prefeito (2.º andar), para fazer a solicitação até dia 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com documentos de identificação.

Com os documentos, será entregue na prefeitura uma declaração confirmando a residência do morador e, após isso, será feito o agendamento para atendimento na Caixa Econômica Federal. Devido a mobilização da Defesa Civil e da prefeitura, será a primeira vez que os esteienses poderão sacar o FGTS para auxiliar na recuperação dos danos causados pela enxurrada.

Entre os dias 15 e 19 de setembro, Esteio registrou um volume de chuvas de 185mm. Com isso, os arroios Sapucaia e Esteio acabaram transbordando em algumas áreas, levando a cidade a decretar situação de emergência.

Relação de documentos a serem apresentados
– Documentos de identificação (RG e CPF)
– Comprovante de vínculo empregatício (Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com número do Programa de Integração Social (PIS))
– Cartão-cidadão (se possuir)
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros), emitido nos 120 dias anteriores à decretação de emergência no município (ou seja, só serão válidos comprovantes com data entre 19 de maio e 19 de setembro).

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